Ducati Scrambler 2015 a 2022: roadster de visual retrô

A Ducati Scrambler é uma motocicleta de estilo roadster com visual retrô, resgatando o modelo original dos anos 60 e 70, mas com tecnologia e performance.

Descolada, a Scrambler é quase uma submarca dentro da Ducati, com versões internacionais Classic, Urban Enduro, Icon, Flat Track Pro, Full Throttle, Italia Independent e Sixty2.

No Brasil, a versão vendida atualmente é a Icon com preço sugerido de R$ 64.990, sendo esta recentemente confirmada para produção na Argentina, na fábrica da Volkswagen em General Pacheco, algo inédito no grupo alemão.

Aqui, apesar das várias fábricas da VW, a Scrambler é produzida com os demais modelos da Ducati, em Manaus, por meio de parceria com a Dafra.

Equipada com motor “L2” refrigerado a ar, comandos desmodrômicos e entregando 73 cavalos, a Scrambler tem ainda bom torque em baixa e uma ciclística divertida.

Ducati Scrambler – novidades

Com 100.000 unidades entregues em todo mundo no mês de setembro de 2022, a Ducati Scrambler é uma motocicleta que chegou ao mercado mundial em 2014 e atualmente tem como novidades as novas versões 1100 Tribute Pro e a Urban Motard.

Estas opções só existem no exterior, onde há também as versões Nightshift, Desert Sled, 1100 Sport Pro, 1100 Dark Pro e Icon Dark, sendo a Desert Sled, uma verdadeira trail.

Aqui, a oferta se resume ao modelo Icon, mas já foram vendidas as versões Classic, Full Throttle, Custom e Urban Enduro, sendo esta aventureira.

A novidade da Scrambler Icon é a embreagem mais eficiente, assim como o cluster digital configurável, com nível de combustível e indicador de marchas.

Tirando estes dois detalhes, a Ducati Scrambler permanece a mesma moto, com seu motor de dois cilindros em “L” com refrigeração a ar e comandos desmodrômicos, um sistema patenteado pela Ducati.

Com duas válvulas por cilindro e 803 cm³, este é o motor intermediário da Scrambler – existem lá fora os motores de 399 cm³ e 1.079 cm³ – entrega 73 cavalos a 8.250 rpm e 6,7 kgfm a 5.750 rpm.

Tendo radiador de óleo, o motor L2 funciona com um câmbio de seis marchas e a Scrambler pesa 173 kg, dispondo de tanque de 13,5 litros.

Ela chama atenção por ter embreagem de acionamento hidráulico, bem como suspensão dianteira invertida e suspensão traseira monoamortecida com mola lateral no quadro treliçado.

As rodas de liga leve têm aro 18 polegadas na frente com pneu 110/80-18, enquanto a traseira tem aro 17 polegadas com pneu 180/55-17.

Vistosa com seu escape 2×1 feito em aço inox, a Ducati Scrambler tem ainda discos de freio nas duas rodas, sendo o dianteiro único com 330 mm e o traseiro com 245 mm, ambos com ABS.

Com tanque tendo pintura personalizada, a Scrambler só está disponível na cor amarela, pintura exclusiva da versão Icon.

Ducati Scrambler – detalhes

A Ducati Scrambler é uma roadster estilosa com quadro treliçado de aço com tanque de linhas envolventes, pintado de amarelo e prata, tendo na frente suspensão dianteira invertida com roda de liga leve aro 18, com pneu 110/80-18.

O freio tem disco ventilado de 330 mm com pinça de freio da Brembo com quatro pistões e o para-lama curto fica rente ao pneu de uso misto da Pirelli.

O farol halógeno circular tem faixa em “X”, sendo acompanhado por piscas em LED, tendo ainda uma moldura metálica envolvente com o painel digital colocado sobre o conjunto ao lado direito da moto.

Neste display digital, atualizado recentemente, há um conta-giros gráfico e velocímetro digital, além de nível de combustível.

O motor de dois cilindros em L tem radiador de óleo protegido por moldura, o sistema de escape forma em “Y” na lateral direita.

Com pintura preta e detalhes em cinza, o L2 fica logo abaixo do tanque de 13,5 litros, tendo o banco duplo com dupla costura, com alças de aço para o passageiro.

A lanterna compacta fica sob o banco e os piscas em LED nos lados, mas o para-lama traseiro fica preso à balança de suspensão traseira, sustentando um braço lateral esquerdo, sustentando o suporte de placa, refletor e iluminação da placa.

O braço de suspensão tem amortecedor e mola posicionados na lateral esquerdo, tendo ainda roda de liga leve aro 17 polegadas com coroa grande, corrente e pinhão, tendo ainda disco de freio ventilado de 245 mm com pinça de freio Brembo com pistão único.

Com sistema ABS, assim como na frente, ele ajuda a parar a roda com pneu 180/55-17 com banda de rodagem de uso misto.

O escapamento com silencioso em aço inox tem cano curto e visual esportivo.

No alto, o guidão cônico da Scrambler tem retrovisores fixos nas manoplas, com manetes de alumínio e comandos de piscas, alerta, corta-corrente, controle de computador, farol, partida, entre outros.

Ducati Scrambler – versões

  • Ducati Scrambler Icon
  • Ducati Scrambler Classic
  • Ducati Scrambler Custom
  • Ducati Scrambler Full Throttle
  • Ducati Scrambler Urban Enduro

Ducati Scrambler – equipamentos

Ducati Scrambler Icon – motor L2 de 803 cm³ e câmbio de seis marchas, piscas em LED, painel digital, guidão cônico, freios com ABS, pinças de freio Brembo, rodas de liga leve aro 18 polegadas na frente e 17 polegadas, e pneus 110/80-18 na frente e 180/55-17 atrás.

Partida elétrica, injeção eletrônica, escape 2×1, suspensão traseira monoamortecida, suspensão dianteira com bengalas invertidas, radiador de óleo, discos de freio ventilados com 330 mm na frente e 245 mm atrás.

Ducati Scrambler Classic – Itens acima, mais rodas raiadas com cores e grafismos diferenciados.

Ducati Scrambler Custom – Itens acima, mais rodas de liga leve e pintura cinza.

Ducati Scrambler Full Throttle – Itens acima, mais pintura preta.

Ducati Scrambler Urban Enduro – Itens acima, mais pintura verde, suspensão elevada e para-lama dianteiro elevado.

Ducati Scrambler – preços

A Ducati Scrambler tem bons preços como moto usada, uma vez que seu preço 0 km é de R$ 64.990 e que a motocicleta praticamente é a mesma de 2015.

Como já dito, apenas a embreagem passou a dispor de acionamento hidráulico, assim como o cluster digital ganhou um novo layout.

Assim, com preços entre R$ 38 mil e R$ 43 mil, é possível ainda dispor de cinco das versões da Scrambler, além da Icon, única que ainda se mantém no portfólio.

Nesse caso, existem a Classic em seu visual exclusivo com rodas raiadas, a Custom com pintura cinza, a Full Throttle com pintura preta e a motard Urban Enduro, com seu para-lama alto e pintura verde.

Este é o modelo mais caro e raro, tendo ainda suspensão elevada e uma ciclística para enfrentar as dificuldades do meio urbano e no fora de estrada.

Ainda não se sabe se a Ducati trará mais versões ao mercado, mas existem muitas lá na Europa, que podem novamente enriquecer a gama de opções da Scrambler no Brasil.

  • Ducati Scrambler Icon 2016 – R$ 38.654
  • Ducati Scrambler Classic 2016 – R$ 32.897
  • Ducati Scrambler Custom 2018 – R$ 40.379
  • Ducati Scrambler Full Throttle 2016 – R$ 42.555
  • Ducati Scrambler Urban Enduro 2016 – R$ 42.709

(*) preços da tabela Fipe – outubro/2022.

Ducati Scrambler – motor

A Ducati Scrambler tem um motor de dois cilindros em “L”, sendo o famoso L2 da marca italiana, que se apresenta em sua versão mais simples, ainda que não pareça, dada as tecnologias envolvidas.

O propulsor de quatro tempos tem também radiador de óleo, ajudando a manter o lubrificante com suas características por mais tempo.

Tendo dois comandos desmodrômicos, o motor L2 confia nesse sistema que a Ducati adotou nos anos 50, com acionamento de válvulas sem molas, usando uma alavanca acionada pelo eixo comando, erguendo ou abaixando a válvula.

O sistema desmodrômico evita a flutuação de válvulas em altas rotações, assim como eventuais falhas de mola, também em giros elevados, porém, o sistema precisa funcionar em regimes altos e apresenta desgastes e folgas, que precisam ser ajustadas mecanicamente em um determinado tempo.

Com diâmetro x curso de 88 mm x 66 mm, respectivamente, o L2 da Scrambler tem injeção eletrônica e duas válvulas por cilindro, gerando um bom torque em baixa rotação.

Assim, o propulsor entrega 73 cavalos a 8.250 rpm, mas seu torque de 6,7 kgfm se apresenta a apenas 5.750 rpm, garantindo assim excelentes respostas.

Com câmbio de seis marchas, a Ducati Scrambler Icon tem embreagem multidisco em banho de óleo com acionamento hidráulico.

Ducati Scrambler – desempenho

O desempenho da Ducati Scrambler é bom, com forte aceleração até 100 km/h e final de 185 km/h, inferior ao de outras motos de média cilindrada.

Com seis marchas, a Scrambler é adequada para uma condução divertida, com boa tocada e agilidade numa estrutura esguia.

  • Ducati Scrambler Icon – 185 km/h de velocidade final
  • Ducati Scrambler Icon – 4 segundos de 0 a 100 km/h

Ducati Scrambler – consumo

Já o Ducati Scrambler Icon tem consumo mediano com 18 km/l na cidade e 25 km/l na estrada, garantindo assim autonomia de 243 km no ciclo urbano e 337 km no ciclo rodoviário.

Tendo um motor bicilíndrico em L e com refrigeração a ar, a Scrambler tem eficiência energética baixa considerando a tecnologia.

  • Ducati Scrambler Icon – urbano de 18 km/l
  • Ducati Scrambler Icon – rodoviário de 25 km/l

Ducati Scrambler – concorrentes

Triumph Street Scrambler

A Triumph Street Scrambler é a maior e única rival da Ducati Scrambler no Brasil, sendo uma motocicleta com duas versões por aqui, sendo a 900 a mais próxima da naked italiana e a 1200.

A Street Scrambler 900 é bem estilo e custa quase R$ 10 mil a menos que a Ducati, contudo, ela tem uma estrutura mais simples, com suspensão traseira convencional, assim como a suspensão dianteira.

Ela chama atenção pela grade no farol circular e coifas nas bengalas da suspensão dianteira, assim como o grande sistema de escape 2×2 com canos anodizados e protetores em preto e metal na lateral direita.

As duas ponteiras unidas destacam muito a Street Scrambler, enquanto a transmissão de seis marchas apresenta coroa, corrente e pinhão em posição invertida com relação ao padrão mundial.

No outro lado, o disco de freio ventilado de 310 mm com pinça de pistão único da Brembo e sistema ABS.

Na frente, o disco ventilado tem o mesmo diâmetro, mas com pinça de quatro pistões da Brembo e sistema ABS.

A Street Scrambler tem rodas raiadas, sendo aro 19 polegadas na frente com pneu 100/90-19 e aro 17 polegadas atrás, com pneu 150/70-17.

Pesando 223 kg, a Triumph é bem mais pesada que a Ducati e seu tanque tem somente 12 litros, tendo consumo médio de 23,2 km/l com autonomia teórica de 278 km.

Apesar do visual, o motor bicilíndrico de quatro tempos da Street Scrambler é refrigerado a água e com dois pistões paralelos, que dispõe de 900 cm³ exatos.

São quatro válvulas por cilindro, acionadas por comando único SOHC, tendo taxa de compressão de 11:1 e entregando 65 cavalos a 7.250 rpm com 8,2 kgfm a apenas 3.250 rpm.

Forte, a Scrambler da Triumph tem cinco marchas no câmbio, bem como modos de condução Road, Rain e Off-Road, mais acelerador eletrônico e controle de tração comutável.

Ducati Scrambler – manutenção e revisão

A Ducati Scrambler é atendida em toda a rede nacional da marca italiana, sempre com supervisão técnica especializada e com revisões nos tempos programados, assim como na quilometragem indicada.

Na revisão, a Scrambler é analisada por técnico que verificará todos os detalhes da moto, tais como motor, câmbio, embreagem, suspensão, guidão, freios, parte elétrica e a eletrônica de bordo.

Já o serviço consiste na troca de óleo lubrificante, troca do filtro de óleo, velas, filtro de ar e verificação dos cabos e acionadores com lubrificação.

Também tem itens de desgaste natural que pode ser trocados com custo adicional, entre eles pastilhas de freio, discos de freio, pneus, molas, amortecedores, entre outros.

Na rede Ducati, a Scrambler também passa pelo ajuste de válvulas do sistema desmodrômico, além de recall, limpeza geral, lavagem, lubrificação, entre outras.

As lojas da Ducati atendem público premium com vestuário exclusivo, capacetes, acessórios diversos para piloto e moto, instalação de proteções, capa de moto, capa de chuva, entre outros.

Ducati Scrambler – ficha técnica

Motor 803
Tipo
Número de cilindros 2 em “L”
Cilindrada em cm3 803
Válvulas 2
Taxa de compressão 11:1
Injeção eletrônica Indireta
Potência máxima 73 cv a 8.250 rpm (gasolina)
Torque máximo 6,7 kgfm a 5.750 rpm (gasolina)
Transmissão
Tipo 6 marchas
Tração
Tipo Corrente e pinhão
Partida
Tipo Elétrica
Freios
Tipo Disco dianteiro de 330 mm e disco traseiro com 245 mm
Suspensão
Dianteira Garfo telescópico invertido
Traseira Balança monoamortecida
Rodas e Pneus
Rodas Liga leve aro 18 polegadas na frente e aro 17 polegadas atrás
Pneus 110/80-18 na frente e 180/55-17 atrás
Dimensões
Comprimento (mm) 2.165
Largura (mm) 0.855
Altura (mm) 1.150
Entre eixos (mm) 1.445
Capacidades
Bagageiro (L) ND
Tanque de combustível (L) 13,5
Carga (Kg) ND
Peso em ordem de marcha (Kg) 173
Coeficiente aerodinâmico (cx) ND

Ducati Scrambler – fotos















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Publicado por Kauê Cavalcanti Sousa

Olá, meu nome é Kauê Cavalcanti Sousa, tenho 51 anos e sou da cidade de Joinvile, Santa Catarina. Gosto muito de carros e por isso fico boa parte do meu dia pesquisando sobre o assunto.

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